Data: 16-03-2012
Criterio: B2ab(iii)
Avaliador:
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG:
Especialista(s):
Justificativa
Espécie não endêmica, mas restrita à Campos Rupestres Ferruginosos do bioma Pantanal. Encontrada no estado do Mato Grosso do Sul, e com presença descrita, mas incerta no estado do Mato Grosso. Possui AOO menor que 10 km² e está sujeita a apenas uma situação de ameaça. Os principais problemas enfrentados pela espécie na região são efeitos da mineração e pressão de coleta decorrente do seu potencial ornamental. Estima-se que a vegetação do Maciço do Urucum (MS) tenha sido alterada em 47,8%, e a área remanescente não é superior a 1.310 km².
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Echinopsis calochlora K.Schum.;
Família: Cactaceae
Sinônimos:
E. calochlora foi uma das espécies mais abundantes em um levantamento realizado em uma área de Campo Sujo (Cerrado) recentemente queimado em Corumbá, Mato Grosso do Sul (Neves, 2009).
A espécie com registros de coleta para o Estado do Mato Grosso do Sul , mas descrita também por Zappi et al. (2012) como ocorrente no Estado do Mato Grosso.
Em Corumbá, MS, a espécie floresce de setembro a outubro e frutifica de novembro a dezembro (Neves, 2009).
1.3.1 Mining
Severidade
medium
Detalhes
Ameaçada pela mineração de ferro na região em que ocorre (Machado, Com. pessoal).
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade
medium
Detalhes
Na região do Planalto Residual do Urucum, a espécie está sujeita a uma série de ameaças, como atividades de mineração, expansão da agropecuária e expansão urbana (Tomas et al., 2010).
1.2.1.1 International level
Situação: on going
Observações: A espécie é legalmente protegida pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Selvagens da Fauna e da Flora (CITES, 2011).
1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada "Em perigo" (EN), segundo a Lista Vermelha Oficial do Brasil (MMA, 2008).
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.
- ZAPPI, D.; TAYLOR, N.; MACHADO, M. Cactaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000070>.
- TOMAS, W. M.; ISHII, I. H.; STRUSSMANN, C. ET AL. Borda Oeste do Pantanal e Maciço do Urucum em Corumbá, MS: Área Prioritária para Conservação da Biodiversidade. SIMPAN, 2010.
- DANILO RAFAEL MESQUITA NEVES. Fenologia Reprodutiva Pós-Queima e Dispersão de Sementes por Morcegos em Campo Sujo de Cerrado no Planalto Residual do Urucum, Mato Grosso do Sul, Brasil. Dissertação de Mestrado. Campo Grande, MS: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2009.
- CONVENTION ON INTERNATIONAL TRADE IN ENDANGERED SPECIES OF WILD FAUNA AND FLORA (CITES). PNUMA-CMCM (Comps); Lista de Espécies CITES (CD-ROM). Secretaría CITES, Ginebra, y PNUMA-CMCM, Cambridge, Reino Unido, 2011.
CNCFlora. Echinopsis calochlora in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Echinopsis calochlora
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 16/03/2012 - 13:33:35